quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Manutenção

Metrô-DF mostra experiência inédita em manutenção no Brasil

(05/08/2009 - 13:44)

Metrô-DF mostra experiência inédita em manutenção no Brasil

Encontro reúne técnicos brasileiros e estrangeiros em Brasília

Especialistas do setor metroferroviário, representantes de 20 operadoras, conhecerão nesta semana o modelo brasiliense de gestão na área de manutenção, uma experiência inédita no Brasil. Entre as operadoras de metrôs e trens nacionais, apenas o Metrô-DF adota o método que atualmente é considerado o mais moderno no setor.

A apresentação integra agenda de encontro do Grupo Permanente de Auto-Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA), que ocorre no Metrô-DF de amanhã (5) até sexta-feira. Brasília, que possui um dos metrôs mais novos do Brasil, apresentará estratégia de manutenção totalmente baseada em indicadores de desempenho.

No Metrô-DF, o serviço é terceirizado e rigidamente fiscalizado pela equipe da Companhia. O mesmo modelo é adotado em empresas de grande no porte no Brasil, mas ainda é uma novidade para as operadoras de trens e ferrovias. O formato está mais presente nos países da Europa e da Ásia.

Como resultado, a Companhia do Metropolitano do DF acumula índices de desempenho acima da média. Um dos indicadores adotados pelo setor é o MKBF, que associa a quilometragem rodada pelos trens e a ocorrência de falhas nos sistemas. Em Brasília, a média é duas vezes superior aos padrões aceitos no setor.

Para cada trem, por exemplo, admite-se que é preciso rodar no mínimo 400 km sem apresentar falhas. A frota atual mantém média de 800 km por trem entre falhas. Na comparação que leva em conta toda a frota, as diferenças são mantidas. O MKBF (Mean Kilometers Between Failures, ou Quilometragem Média Entre Falhas) de referência é de 700 km, enquanto o Metrô-DF chega a 1900 km.

Entre outros itens de qualidade e eficiência estão o tempo de atuação em ocorrências de falhas, cumprimento de manutenções preventivas, etc. Todos os detalhes desta experiência serão apresentados no 23˚ encontro do GPAA, que comemora seu décimo ano de existência (confira programação).

O evento reúne representantes dos metrôs de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, entre outras capitais. Estarão presentes ainda especialistas do México, Bolívia, Venezuela, Porto Rico, Equador e Colômbia.

O GPAA foi criado em 1999 com o objetivo de melhorar os mecanismos de atuação do setor.

Cronograma:

5/ago

14h - Apresentação do Metrô-DF (Diretor-presidente)

14h30 – Homenagem aos 10 anos do grupo

15h – Intervalo

15h30 – Estudo de Caso: manutenção de agulhagem do AMV UIC-60 (Metrô-DF)

16h – Apresentação do Prêmio ANTP

16h30 – Apresentação do Centro de Formação Profissional da CPTM

17h – Apresentação institucional Consórcio Metroman

6/ago

8h às 19h – Reuniões internas GPAA

7/ago

8h às 12h – Reuniões internas GPAA

14h às 17h – Visita ao Complexo de Manutenção do Metrô-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário